
ESTUDO DE CASO
ALMA Gastronomia
Aplicativo de personalização de pedidos
de comida para o restaurante ALMA.
Restaurante sofisticado situado
em São Paulo (Capital) - Brasil
MINHA FUNÇÃO
DURAÇÃO
FERRAMENTAS
Designer líder de UX
Pesquisador de UX
Designer de UI
Fotógrafo Still
Abril/2023 a
Agosto/2023
5 meses


Visão Geral
O problema
O restaurante ALMA Gastronomia é bem conceituado e tem boa clientela. Porém o cardápio é inflexível e o chef inacessível.
Nos últimos 12 meses percebeu o movimento caindo consideravelmente.
A meta
Criar um aplicativo fácil e intuitivo de personalização de pedido para o restaurante ALMA, fidelizando os clientes existentes e diversificando seu público.

ENTENDENDO O USUÁRIO
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Pesquisa com usuários
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Personas
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Declarações de problema
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Mapas da jornada do usuário
Resumo
Pesquisa com o usuário
Para entender as necessidades, comportamento e motivação dos usuários e o que esperavam do app, realizamos uma pesquisa qualitativa entrevistando clientes do restaurante ALMA que em geral se interessam por gastronomia e que costumam comer fora pelo menos duas vezes por semana. Com os resultados da pesquisa, abandonamos algumas suposições que tínhamos, como "Em restaurante de alta gastronomia os cardápios são bons e agradam a todos os clientes" ou "Os clientes são passivos em relação aos cardápios".
Abandonar essas suposições nos fez ter muito mais empatia com os usuários.
Pain Points
Personas

Declaração
de problema
Leandro é um executivo amante da gastronomia que precisa ter uma maior variedade de pratos no seu restaurante preferido porque quer ter novas experiências gastronômicas.
Declaração
de problema
Carol é uma diretora de arte vegana que precisa que o chef do seu restaurante predileto amplie o cardápio com opções veganas porque quer comer bem e manter um estilo de vida saudável e sustentável.

Mapa da jornada do usuário
Com a empatia desenvolvida, criamos a jornada do usuário da nossa persona, Leandro, criando todas as ações e emoções para concluir seu objetivo nesse ponto do projeto, onde o produto ainda não está funcional.
Objetivo: Conhecer empresas e Ong's que oferecer auxílio a saúde mental e entender como atuam


INICIANDO O
DESIGN
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Wireframes
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Protótipo de baixa fidelidade
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Estudos de usabilidade
Wireframes
Sabíamos que deveríamos seguir uma linha mais limpa, objetiva e elegante, seguindo a comunicação visual da marca. Usando o método Crazy Eights, geramos múltiplas opções de ideias e fluxo, depois de muitas avaliações e discussões, chegamos aos wireframes abaixo.


Home do app, onde o usuário clicar em personalizar, mas decidimos deixar uma opção para cardápio fixo.
Tela onde o usuário depois de escolher categorias e os itens, pode ver seu pedido e deixar observação para o chef.
Usuário pode deixar instruções de detalhes sobre a personalização do seu pedido.
Protótipo de baixa fidelidade
A seguir versão inicial do protótipo de baixa fidelidade
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Estudo de usabilidade
Realizamos a primeira rodada de estudo de usabilidade, do protótipo de baixa fidelidade com a metodologia não moderado (remoto). Já a segunda rodada, com o protótipo de alta fidelidade foi moderado, onde podemos colher mais dados da experiência do participante. Após colher os dados, organizá-los e encontrar padrões, chegamos aos insights acionáveis abaixo.
Resultados 1º rodada
Resultados 2º rodada

APERFEIÇOANDO
O DESIGN
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Mockups
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Protótipo de alta fidelidade
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Design System
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Acessibilidade
Mockup
No estudo de usabilidade foi abordado o tom da cor predominante do app (#8C7D5B) e o seu contraste em relação ao texto, afetando também a questão da acessibilidade. Usando o Contrast Checker, decidimos por mudar a cor e consequentemente melhorar o contraste (#6A513F).

No estudo foi abordado por alguns participantes o tamanho de texto e elementos de algumas páginas, dificultando a leitura. Repensamos e decidimos mudar a escala de vários elementos.

Algumas telas finalizadas

Protótipo de alta fidelidade
O protótipo final de alta fidelidade do app apresenta o fluxo completo de um pedido personalizado de entrada, prato principal, sobremesa e bebida.


Design System

Considerações de acessibilidade


PROSSEGUINDO
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Pontos importantes
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Próximos passos
Pontos importantes
Impacto
O impacto do app tem sido o mais positivo possível até o momento, dias após seu lançamento. Usuários que experimentaram nos forneceram feedback empolgantes sobre a experiência nos recursos propostos e também no design visual do app.
“Todos os apps de restaurantes que utilizei tinham sempre a mesma estrutura. Uma versão digital do cardápio, com imagens pequenas e itens numa lista, a experiência com o app da ALMA foi incrível” Participante do teste de usabilidade.
O que aprendi
O app ALMA permite que os usuários comam bem e do jeito mais personalizado possível. Foi muito empolgante participar desse processo que viabilizou essa experiência esperada por muitos amantes de alta gastronomia.
Próximos passos

Vamos nos conectar
Obrigado por acompanhar até aqui!
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+55 11 98284.5038