

ESTUDO DE CASO
MindfulMe
Uma plataforma dedicada ao cuidado da saúde mental.
MINHA FUNÇÃO
DURAÇÃO
FERRAMENTAS
Designer líder de UX
Pesquisador de UX
Designer de UI
Abril/2023 a
Agosto/2023
5 meses
Visão Geral
O problema
Os transtornos mentais têm se tornado uma preocupação cada vez mais relevante, com um impacto significativo em nível mundial.
Segundo a OMS, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – vivem com algum transtorno mental.
A meta
Criar uma plataforma digital que ajude desde a comunidade local a grandes metrópoles a buscar uma melhor qualidade de vida, auxiliando pessoas a se conscientizar, informar e buscar tratamentos adequados para possíveis transtornos mentais.
Processo de Design

ENTENDENDO O USUÁRIO
-
Pesquisa com usuário
-
Personas
-
Declaração de problema
-
Auditoria Competitiva
-
Ideação
Resumo
Pesquisa com o usuário
Elaboramos pesquisa com usuários com histórico de transtornos mentais na família. Precisávamos entender como foi ou está sendo a experiência, desde a descoberta até o tratamento. Qual era a expectativa sobre o tratamento e como acreditavam que o processo deveria ter sido em seus pontos de vistas.
Essas entrevista nos trouxe uma visão bem ampla dos transtornos mentais e como é a luta dessas famílias com essa condição que afeta um percentual tão grande da população mundial.
Personas

Declaração
de problema
Carla é uma dona de casa que luta há anos contra a depressão e necessita de informações confiáveis e serviços úteis sobre saúde mental para manter-se informada e poder ajudar conhecidos nas mesmas condições.
Declaração
de problema
Júlio é um jovem diagnosticado com ansiedade e depressão que necessita ter confiáveis e ajuda sobre sua condição a qualquer momento para que possa
se sentir seguro e amparado..

Auditoria competitiva
Conduzimos uma autoria competitiva com quatro organizações, 3 diretas e 1 indireta. Essa auditoria nos permitiu ampliar nossa visão sobre Saúde Mental e conhecer serviços e recursos oferecidos e possíveis lacunas.

Ideação
Usamos o método Crazy Eights para uma abordagem de geração de ideias para o projetos. Promovemos uma rápida criação de múltiplas soluções através de esboços individuais em um curto período de tempo, estimulando a criatividade, a diversidade de conceitos e permitindo a seleção das melhores ideias para desenvolvimento posterior.
Abaixo um dos esboços.

INICIANDO
O DESIGN
-
Wireframes
-
Protótipo de baixa fidelidade
-
Estudo de usabilidade
Wireframes
Embasados pela pesquisa e métodos de ideação. A primeira versão da home do app apresenta recursos para reconhecermos o que o usuário está buscando naquele momento, desde um momento de crise, que precisa de um retorno com urgência, ou apenas para se informar com artigos sobre Saúde Mental.



A ideia inicial é que na primeira tela ja descobríssemos a situação atual do usuário para direcionarmos ao conteúdo apropriado
Protótipo de baixa fidelidade
A seguir versão inicial do protótipo de baixa fidelidade

O PROTÓTIO


Estudo de usabilidade
Parâmetros




Tipo de estudo
Estudo de usabilidade não moderado
Local
São Paulo/Brasil
Remoto
Participantes
8
Duração
30 a 60 minutos
Resultados
Realizamos um teste de usabilidade com participantes com histórico de transtorno mentais na família, e que já tiveram a necessidade de usar alguns dos serviços propostos na nossa plataforma.

APERFEIÇOANDO O DESIGN
-
Mockups
-
Protótipo de alta fidelidade
-
Design System
-
Acessibilidade
Mockup
A primeira sugestão para a home foi selecionar os sentimentos ou transtornos mais procurados e direcionar os usuários direto para o conteúdo apropriado, mas identificamos no estudo de usabilidade que os usuários tiveram certa dificuldade, assim decidimos redesenhar a tela, colocando um campo para pesquisa e cards com os principais recursos.

Alteramos a tela de agendamendamento para consulta online. A primeira opção não se mostrou simples para os usuários escolherem data e horário.

Algumas telas finalizadas

Protótipo de alta fidelidade
O protótipo final de alta fidelidade do app apresenta o fluxo completo de identificação de um sintoma, apresentação de um relatório com possíveis causas, opção de agendar consulta on-line com um profissional ou presencial com clínicas parceiras.



Design System

Considerações de acessibilidade

DESIGN
RESPONSIVO
-
Arquitetura da informação
-
Design responsivo
Sitemap

Designs responsivos


Versão Desktop

Versão Mobile
PROSSEGUINDO
-
Pontos importantes
-
Próximos passos
Pontos importantes
Impacto
Este projeto, apesar de seu caráter acadêmico, incorpora elementos que refletem profundamente minhas vivências pessoais. Minha proximidade com o processo de tratamento de indivíduos próximos confere a este projeto uma nova dimensão de empatia. Depois de finalizar os estudos e fazer as implementações, mostrei o produto para os participantes dos estudos e uma citação que me impactou: "Seria muito bom se esse app existisse no mundo real". Este feedback não apenas reforçou a relevância da iniciativa, mas também sinalizou a possibilidade de sua eventual incorporação na realidade cotidiana. O amanhã reserva possibilidades.
O que aprendi
Este projeto demandou uma dedicação intensiva, principalmente sobre meus vieses, dada a minha vivência em relação a transtornos mentais dentro do contexto familiar. Assumindo a liderança desse projeto, reafirmei minha convicção de que os transtornos mentais representam um dos desafios proeminentes do século 21, afetando desde comunidades desassistidas até os centros de grandes metrópoles globais. Nesse contexto, o design emerge como uma dentre as diversas ferramentas capazes de enfrentar esse problema, contudo, a demanda por um maior engajamento e a promoção de iniciativas substanciais por parte das autoridades governamentais se tornam imperativos incontestáveis.
Próximos passos

Vamos nos conectar
Obrigado por acompanhar até aqui!
Se quiser saber mais sobre
esse e outros projetos,
pode acessar meus contatos.
+55 11 98284.5038