ESTUDO DE CASO
SpreadInvest
Web site responsivo de um fluxo de inscrição para um app de networking (SpreadInvest) voltado à investidores
MINHA FUNÇÃO
DURAÇÃO
FERRAMENTAS
Designer líder de UX
Pesquisador de UX
Designer de UI
Abril/2023 a
Agosto/2023
5 meses

Visão Geral
O problema
Investidores iniciantes e já com uma certa experiência sabem que estar bem informado é o segredo de investir bem. Criamos um fluxo de inscrição para uma app de networking (SpreadInvest) para que esses investidores se conectem, troquem ideias e experiência para que tenham sucesso em seus objetivos financeiros.
A meta
Conversão de 70% de investidores que entram no nosso site e baixam o app.
ENTENDENDO O USUÁRIO
-
Pesquisa com usuários
-
Personas
-
Declarações de problema
-
Mapas da jornada do usuário
Resumo
Pesquisa com o usuário
Para entender as necessidades, comportamento e motivação dos usuários e o que esperavam do app, realizamos uma pesquisa qualitativa entrevistando um grupo pessoas que investem há mais de 6 meses. Tentamos entender como eles investem, onde buscam informações e os fatores decisivos para apostarem em um determinado investimento. A pesquisa foi decisiva para abandonamos algumas suposições e entendermos melhor a relação dos investidores e como um app de networking pode melhorar as tomadas de decisões.
Pain Points

Personas

Declaração
de problema
Julia é uma Investidora considerada conservadora que precisa Participar de networking com outros investidores porque quer diversificar sua carteira de investimentos e aumentar seus lucros.
Declaração
de problema
Caio é um novo investidor que precisa conhecer mais sobre o mercado financeiro e investimentos para ter mais segurança em seus investimentos

Mapa da jornada do usuário
Mapa da jornada do usuário da nossa persona, Júlia, criando todas as ações e emoções para concluir seu objetivo nesse ponto do projeto, onde o produto ainda não está funcional.
Objetivo: Fazer um investimento numa nova modalidade

INICIANDO O DESIGN
-
Wireframes de papel
-
Wireframes digitais
-
Protótipo de baixa fidelidade
-
Estudos de usabilidade
Wireframes
Abaixo, imagens dos primeiros wireframes da home da versão para desktop, tablet e celular

Tela onde o usuário depois de escolher categorias e os itens, pode ver seu pedido e deixar observação para o chef.
Sitemap
Abaixo, imagens dos primeiros wireframes da home da versão para desktop, tablet e celular

Wireframes digitais
Depois de desenhar e testar múltiplas possibilidades, chegamos na versão final ao lado.

Home com uma imagem de destaque e um botão Call-to-action para inscrição.
Imagem e botão Call-to-action para fazer um tour pelo app através de uma animação.
Card com principais vantagens do app

Formulário com 5 etapas para o fluxo da inscrição
Protótipo de baixa fidelidade
A seguir versão inicial do protótipo de baixa fidelidade

_gif.gif)

Estudo de usabilidade
Realizamos a primeira rodada de estudos, do protótipo de baixa fidelidade com a metodologia não moderado (remoto). Já a segunda rodada, com o protótipo de alta fidelidade foi moderado, onde podemos colher mais dados da experiência do participante.
Resultados 1º rodada
Resultados 2º rodada
INICIANDO O DESIGN
-
Mockups
-
Protótipo de alta fidelidade
-
Acessibilidade
Mockup
No estudo de usabilidade foi abordado que ao invés de um texto de boas vindas seria mais adequado um vídeo apresentando o app. Achamos pertinente e propusemos essa mudança.
Antes do estudo

Depois do estudo

No estudo diagnosticado uma certa dificuldade em ler alguns títulos e subtítulos. Após outros teste e checagem de padrões de acessibilidade, optamos por aumentar o contraste das cores.
Antes do estudo

Depois do estudo

Telas Desktop

Telas Mobile

Protótipo de alta fidelidade
A seguir versão inicial do protótipo de baixa fidelidade



Considerações de acessibilidade

PROSSEGUINDO
-
Pontos importantes
-
Próximos passos
Pontos importantes
Impacto
O impacto do site tem sido o mais positivo possível até o momento, dias após seu lançamento. Usuários que experimentaram nos forneceram feedback empolgantes sobre a experiência no fluxo de inscrição e todos estão ansiosos para começarem a usar o app.
“Nunca fiz networking com outro investidores, já fiz minha inscrição e estou aguardando poder me conectar outras pessoas” Participante 1
O que aprendi
O mercado financeiro é cercado de dúvida e incerteza. Pessoas que investem buscam informações o tempo todo pois sabem que estar bem informado é crucial. Foi empolgante e enriquecedor conversar com esse público e facilitar a troca de conhecimentos, experiências e oportunidades.
Próximos passos

Vamos nos conectar
Obrigado por acompanhar até aqui!
Se quiser saber mais sobre
esse e outros projetos,
pode acessar meus contatos.
+55 11 98284.5038